Fauna nativa


Além de um jardim, um verdadeiro ecossistema.

Elemento paisagístico de contemplação, o lago ornamental, além de sua exuberância, abriga um rico ecossistema repleto de vida. Em seu interior, a vida prospera, seja microscópica, como os fitoplânctons, ou macroscópica, como as belas carpas ornamentais. Cada organismo desempenha uma função essencial para o perfeito equilíbrio biológico desse ecossistema. Tal ambiente, assim como outros elementos aquáticos, entre eles riachos e cascatas, torna o jardim ainda mais atrativo para animais da fauna local. Para os olhares atentos, é notável a presença de uma diversidade de visitantes nesse espaço acolhedor.

Uma grande quantidade de insetos e artrópodes pode ser observada, principalmente aqueles que dependem da água para completar seu ciclo vital. As libélulas proporcionam um espetáculo de movimentos sobre a superfície do lago, em busca dos melhores locais para desova. Muitas vezes, sua presença é considerada um bioindicador de um ambiente aquático saudável. Mosquitos também depositam ovos na água, porém suas larvas não sobrevivem ao apetite voraz dos pequenos peixes. Dessa forma, em um lago ornamental com um ecossistema adequado, não há proliferação de vetores de doenças.

Abelhas do gênero Melipona, as abelhas sem ferrão, costumam visitar as margens do lago e, se tiverem fácil acesso às flores do jardim, certamente tornam-se frequentadoras assíduas, ou até residentes do espaço. Borboletas de diversas espécies, cada uma com ricos e encantadores detalhes, proporcionam um espetáculo único ao sobrevoarem a superfície da água, ocasionalmente repousando sobre rochas e plantas aquáticas para saciar a sede. Assim como as libélulas, elas também são indicadoras da qualidade ambiental.

As aves, ao encontrarem uma fonte abundante de água em um jardim, passam a frequentá-lo, podendo ser observadas se refrescando diariamente. Os bem-te-vis, aves cuja dieta inclui animais aquáticos, logo aparecem realizando mergulhos e rasantes. Ao raiar do dia, sabiás costumam banhar-se às margens do lago com movimentos rápidos e ágeis de suas asas. Nos dias quentes de verão, beija-flores buscam as cascatas para longos banhos revigorantes sob as águas em movimento.

A criação de ambientes com elementos atrativos para diversas formas de vida, como lagos ornamentais, transforma o jardim em um refúgio que acolhe espécies da fauna nativa, permitindo seu desenvolvimento e preservação em um espaço harmonioso, com uma rica composição paisagística, unindo estética e sustentabilidade.

– Texto e imagens por Bruno Américo.

Entre em contato conosco!

Pronto para transformar seu espaço? Entre em contato conosco hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a criar o oásis dos seus sonhos. Vamos tornar sua visão uma realidade!